Campinas (SP) - A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) sagrou-se campeã da 53ª edição da NAE, jogos esportivos realizados entre as Escolas Preparatórias de Formação de Oficiais da Marinha do Brasil (Colégio Naval), do Exército Brasileiro (EsPCEx) e da Força Aérea Brasileira (EPCAr).
A 53ª NAE ocorreu na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas-SP, no período de 14 a 20 de outubro. Esta é a segunda vez consecutiva que a EsPCEx alcança a vitória geral da competição. Em 2022, os atletas da EsPCEx venceram a disputa quando foi realizada na EPCAr, em Barbacena-MG.
Quebra de recordes
Em constante evolução dentro da formação de Oficiais Combatentes da Linha de Ensino Militar Bélico, recordes foram quebrados durante a realização da 53ª NAE, nas modalidades Tiro e Natação. Foram eles:
- Individual: na prova de Carabina de Ar – 10m, Tiro, o Aluno Pedro Renó Pintos, da EPCAr, por alcançar a marca de 596.8 pontos, superando o Aluno Juan de Marco Sanmartin Botelho, com a marca de 593.6, na 50ª NAE, em 2018.
- Por Equipe: na prova de Carabina de Ar – 10m, Tiro, os Alunos Pedro Renó Pintos, Gabrielle Vitória Moreth, Maria Eduarda Tafur de Oliveira e Allan Gabriel da Silva, da EPCAr , por alcançarem a marca de 1752,6 pontos, superando a marca anterior, de 1.745,1 ponto, da EPCAR, na 49ª NAE, realizada em Barbacena-MG.
- Natação: na prova de 50m nado Livre, o Aluno Lucas Corrêa de Freitas, da EsPCEx, tornou-se recordista, por alcançar a marca de 24’’54, que era do Aluno Marcel Fábio de Araújo Lima Lopes com 25’’04, conquistado em 2022, na 52ª NAE, realizada em Barbacena-MG.
Mais uma vez, a EsPCEx mostrou sua garra e determinação, conquistando os troféus do Natação, Voleibol, Basquetebol, Triatlo Militar e Futebol.
No entanto, apesar das vitórias dos atletas, o maior objetivo da competição é desenvolver a integração das Forças Armadas, estimulando a camaradagem, a fraternidade e a cooperação, proporcionando um ambiente salutar entre as forças armadas brasileiras. Entre os alunos, o objetivo é incentivar o desporto, a formação do espírito de corpo e a determinação em superar seus limites.
Além de esportes tradicionais como o futebol, o vôlei, o basquete, a natação, o judô, o atletismo e o xadrez, os atletas disputam outras provas mais comuns no meio militar como a esgrima, a orientação, tiro esportivo e o triatlo militar, que consiste em corrida, natação e lançamento de granadas.
https://espcex.eb.mil.br/index.php/eventos/880-espcex-sedia-a-liii-nae#sigFreeId6642912567
A 53ª NAE encerrou-se no dia 20 de outubro, deixando um legado de harmonia e disputa sadia entre os Alunos das Escolas de Formação das Forças Armadas.
Redes Sociais