Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > EsPCEx consagra-se como a grande campeã da 52ª NAE
Início do conteúdo da página

Campinas (SP) – A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) sagrou-se campeã da 52ª edição da NAE, jogos esportivos realizados entre as escolas preparatórias de formação de oficiais da Marinha do Brasil (Colégio Naval), do Exército Brasileiro (EsPCEx) e da Força Aérea Brasileira (EPCAr).

A 52ª NAE ocorreu na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), sediada em Barbacena-MG, no período de 26 a 30 de setembro, competição na qual a EsPCEx não vencia desde 2012.

Desta vez, a EsPCEx mostrou sua garra e determinação, conquistando os troféus do Atletismo, Basquetebol, Esgrima, Orientação, Tiro Esportivo e Voleibol.

Os alunos da EsPCEx deram um show no atletismo, vencendo diversas provas como: arremesso de disco, lançamento de dardo, 100m rasos, 200m rasos, 800m rasos, revesamento 4x100m rasos e 4x400m. Um feito histórico, pois a EsPCEx não vencia a modalidade de atletismo desde a 28ª edição da NAE, há 26 anos.

No entanto, apesar das vitórias dos atletas, o maior objetivo da competição é desenvolver a integração das Forças Armadas, estimulando a camaradagem, a fraternidade e a cooperação, proporcionando um ambiente salutar entre as forças armadas brasileiras. Entre os alunos, o objetivo é incentivar o desporto, a formação do espírito de corpo e a determinação em superar seus limites.

Além de esportes tradicionais como o futebol, o vôlei, o basquete, a natação, o judô, o atletismo e o xadrez, os atletas disputam outras provas mais comuns no meio militar como a esgrima, a orientação, tiro esportivo e o o triatlo militar, que consiste em corrida, natação e lançamento de granadas.

A 52ª NAE encerrou-se no dia 30 de setembro, deixando um legado harmonia e disputa sadia entre os alunos das escolas de formação.

Fotos: 1º Sgt Brant e Sd Abner

registrado em:
Fim do conteúdo da página