Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > EsPCEx comemorou 82 anos
Início do conteúdo da página

Desde de 1940, responsável pela formação do Oficial Combatente do Exército Brasileiro
Campinas (SP) - No dia 17 de setembro, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) completará 82 anos na profícua missão de selecionar e preparar o futuro Oficial Combatente de Carreira do Exército. E, para comemorar a data festiva, no período de 6 a 17 de setembro, a EsPCEx preparou uma programação especial para festejar com o público interno e com a sociedade campineira esta data marcante.
As atividades se iniciaram com palestras sobre as formas de ingresso na carreira do Exército Brasileiro, percorrendo escolas municipais, estaduais e particulares de Campinas e região. Dando sequência, a Banda de Música da EsPCEx, realizou uma apresentação no Campinas Shopping, alegrando e divulgando nossa Escola aos clientes.
No dia 6 de setembro, foi realizada a Noite Cultural, no Pátio Agulhas Negras, da EsPCEx. O evento contou a apresentação da Banda de Música da EsPCEx, os Alunos do Centro de Tradições e o cantor Zeca Lima. Músicas famosas, nacionais e internacionais deixaram a plateia alegre e emocionada.
No dia 8 de setembro, em frente o Portão das Armas da EsPCEx, em parceria com o Hemocentro da UNICAMP, foi realizada a Campanha de Doação de Sangue, com a finalidade de recuperar os estoques baixos de sangue, no referido Hemocentro.
As atividades do dia 9 começaram com o tradicional plantio da muda de árvore pau-brasil, no Bosque das Tradições na EsPCEx, onde o Coronel Queiroz professor de história da Escola leu um texto alusivo ao evento, de autoria do Coronel Cappellano, antigo Gestor do Memorial da EsPCEx, e na sequência, o Coronel Neuvald, Comandante da EsPCEx, a Aluna Débora, da 2ª Companhia de Alunos, mais jovem Aluna da EsPCEx, e o Soldado Paiva, praça mais distinta da EsPCEx, realizaram o plantio da árvore símbolo de nosso País, representando a renovação das gerações de militares formados nessa instituição.
Encerrando as atividades, ocorreu a cerimônia em homenagem aos 82 anos da EsPCEx, na Praça Cidade de Campinas. Durante a cerimônia militar, foram entregues “Diplomas de Amigo da EsPCEx” e tivemos participação especial do Coral de Música do Círculo Militar de Campinas. O Diploma é uma distinção outorgada pelo Comandante da Escola a personalidades civis e militares que se destacaram por terem contribuído, de alguma maneira, com as atividades desenvolvidas voltadas à formação dos alunos. A formatura foi prestigiada por autoridades civis e militares.
Valores e tradições
As comemorações à Escola são uma homenagem a todos aqueles que servem nessa Instituição de Ensino, mas também a todos aqueles que por aqui passaram e àqueles que demonstram apreço pelo berço do oficialato e de futuros líderes da Nação.

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página