Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Bandeira Nacional é apresentada aos Alunos da EsPCEx
Início do conteúdo da página

(Campinas-SP) - No dia 5 de agosto, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizou formatura para a apresentação do Estandarte da EsPCEx aos Alunos e aos Soldados incorporados no ano de 2022.

Na ocasião, o Comandante da Escola, Coronel Marcus Augusto Bastos Neuvald, ressaltou a tradição da Bandeira Nacional como símbolo máximo da nação brasileira.

A bandeira nacional

Nossa Bandeira é carregada de símbolos e tem um significado que vai muito além do orgulho sentido quando a vemos tremular na posição mais elevada do mastro. Ela representa, em todos os momentos, a nossa identidade. Na cor azul-celeste se encontra representado o céu tropical que assistiu a Proclamação da República e as estrelas que representam os Estados, na República Federativa do Brasil. O Cruzeiro do Sul ilumina o destino de grandeza que nos é reservado e conclama para que, esquecidos das coisas pequenas, trabalhemos ombro-a-ombro, buscando a felicidade de nosso povo e a grandeza de nossa Pátria. A faixa branca nos revela a união pela paz. A mesma paz conquistada e preservada com lutas e sacrifícios pelas gerações que nos antecederam. Nas letras verdes do dístico “Ordem e Progresso”, a forma abreviada do lema Positivista: “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”. No amarelo, da Casa de Habsburgo-Lorena, são evocadas as imensas riquezas minerais; a aventura dos Bandeirantes que, em busca de ouro, plantaram os povoados e as cidades dos futuros limites territoriais.
No verde-louro, oriundo da Casa de Bragança, sob a linguagem poética da esperança, a sua bandeira fala sobre as riquezas vegetais de uma natureza incomparável que delimita os quatro cantos do nosso imenso território.


Fotos: Sd Abner e Sd Tomaz

registrado em:
Fim do conteúdo da página