Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > EsPCEx comemora o Dia Internacional dos Peacekeepers
Início do conteúdo da página

Campinas (SP) - No dia 3 de junho do corrente ano, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizou formatura em comemoração ao Dia dos Peacekeepers, os soldados da Paz. Durante a cerimônia, os integrantes da Escola que participaram de Operações de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas; os militares promovidos e o Pelotão de Alunos, Campeão do Concurso de Ordem Unida, estavam em posição de destaque no palanque.

A Aluna Henrique JORDANA, da 2ª Cia Alu, vencedora do Concurso Literário promovido pela Cadeira de Português, foi premiada pelo Grêmio Recreativo e Literário da Escola (GRL) e realizou a leitura do texto em homenagem aos “Soldados da Paz”.

Na oportunidade o Comandante da Escola cumprimentou os militares recém-promovidos no dia 1º de junho e o 1º Ten SUDRÉ, comandante do 14º Pelotão da 3ª Companhia de Alunos, campeão do 1º concurso de Ordem Unida do ano de 2022.

 

Os Peacekeepers

O Dia dos Peacekeepers é comemorado em 29 de maio e tem o objetivo de homenagear os militares que participaram de missões de paz, e de honrar aqueles que perderam suas vidas em prol do cumprimento das missões.

A Boina Azul, assim como o Capacete e o Gorro da cor da bandeira da ONU, identificam os Soldados da Paz. São militares pertencentes às tropas multinacionais que servem nas Forças de Paz das Nações Unidas para a resolução de conflitos internacionais em países envolvidos em conturbação social, como no caso do Haiti.

 

A participação brasileira nas Operações de Paz teve seu início em 1956, com o envio do Batalhão de Infantaria de Força de Paz, para integrar a 1ª Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF I), no conflito árabe-israelense, junto à Faixa de Gaza. Posteriormente, contingentes brasileiros estiveram em Moçambique, Angola, Timor-Leste e, recentemente, no Haiti, onde permaneceram por 13 anos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página