Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Divisão de Ensino > Curso de Formação
Início do conteúdo da página

A EsPCEx é um Estabelecimento de Ensino Superior Militar que tem por missão selecionar e preparar o futuro Cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) iniciando o primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Combatentes da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro. O curso de Bacharelado em Ciências Militares tem a duração total de cinco anos, o primeiro é realizado na Escola e os demais na Academia Militar das Agulhas Negras em Resende-RJ. Em ambas as Escolas segue-se a modalidade presencial e em regime de internato. O aluno ingressa na EsPCEx após a aprovação em concurso público de âmbito nacional. A seleção é composta de avaliações intelectual, física, médica e psicológica.
A Escola possui em seu currículo as seguintes disciplinas universitárias comuns:

Cálculo I: O estudo de Cálculo I oferece ao futuro oficial, ferramentas (Limites, Derivadas e Integral) para a solução de problemas com diferentes graus de complexidade e, também, oferece recursos para o desenvolvimento de uma postura investigativa, reflexiva e crítica do aluno em uma sociedade globalizada, marcada pelo acúmulo de informações e pela necessidade de tomada de decisões em situações de incerteza. As capacidades funcionais desenvolvidas por meio do conhecimento adquirido ao se estudar a disciplina de Cálculo I são mobilizadas por, basicamente, duas ações. Carga horária total de 90 h.

Física I: A disciplina de Física I, a partir dos conteúdos de mecânica, ondas mecânicas e noções de termodinâmica, estabelece as bases do conhecimento científico envolvido nos processos naturais, nos fenômenos físicos e no estudo dos modelos físicos com suas respectivas limitações. A disciplina desenvolve competências e habilidades que possibilitam ao futuro oficial compreender e analisar situações de sua práxis militar, em contextos reais, a fim de que ele realize o planejamento e a execução, eficaz e segura, de ações que utilizam armamentos com diferentes graus de tecnologia. Carga horária total de 75 h.

História do Exército Brasileiro e Liderança: A disciplina busca apresentar ao futuro oficial a participação do Exército Brasileiro nos fatos históricos do país, as grandes batalhas e desenvolver atributos da liderança. Carga horária de 30 h.

Introdução à Computação: A disciplina de introdução à computação é constituída de duas unidades didáticas: raciocínio lógico e algoritmos. Os objetivos da disciplina são capacitar o futuro oficial a construir sistemas computacionais para resolução de problemas, empregando o raciocínio lógico no seu desenvolvimento. Carga horária total de 60 h.

Língua Inglesa I: A disciplina é constituída de cinco unidades didáticas de níveis iniciante e básico com o objetivo de capacitar o aluno a compreender e produzir frases isoladas, expressões frequentes e textos relacionados com áreas de prioridade imediata. Por meio do ensino por competências,  a disciplina busca desenvolver as quatro habilidades linguísticas: compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita, objetivando iniciar o processo de capacitação do futuro oficial a comunicar-se nos diversos ambientes operacionais e a realizar atividades de gestão, em situações de guerra e não guerra. Carga horária total de 90 h.

Língua Portuguesa I: A disciplina Língua Portuguesa I propõe o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita essenciais para um desempenho adequado do estudante de ensino superior. Para tanto, estimula a proatividade do aluno a buscar com autonomia novos conhecimentos, compreender o conteúdo verbal e não verbal do texto; e prioriza, também, atividades que exercitem a análise e a síntese, por meio da organização das leituras e da produção textual. Carga horária total de 90 h.

Química I: Ensino de química geral complementado com aulas práticas no laboratório e em campo, voltadas para a aplicação militar, com o objetivo de promover a compreensão de processos militares ou de interesse militar, baseados em fenômenos químicos, como a queima de propelentes e de combustíveis, a proteção de materiais contra processos corrosivos, o tratamento de água, o fenômeno de expansão de gases e a cinética associados aos explosivos e propelentes, a função de compostos poliméricos em materiais usados para blindagem e a composição de munições especiais. Carga horária total de 75 h.

 

Fim do conteúdo da página