Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

 MARCUS AUGUSTO BASTOS NEUVALD - Cel Inf
Comandante da EsPCEx

         

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, o Cel NEUVALD exercia a função de Subcomandante da Escola, como decorrência de sua seleção para cargo de interesse especial do Comandante da Força.

Nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 28 de agosto de 1973, é filho de Aureo Carlos Neuvald e Anasilda Bastos Neuvald.

Incorporou às fileiras do Exército em 20 de fevereiro de 1988 na EsPCEx, onde concluiu o curso de três anos em 1990, ingressando na Academia Militar das Agulhas Negras no ano de 1991.

Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1994.

Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento e de altos estudos militares, destacam-se a realização:

- Do Curso Básico Paraquedista e de Mestre de Salto; Segurança Presidencial no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Altos Estudos em Defesa pela Escola Superior de Guerra; e Curso de Comando e Estado Maior na República Federal da Alemanha.

- o Cel NEUVALD é Mestre em Ciências Militares, Especialista em Direito Internacional dos Conflitos Armados pela Escola Superior de Guerra, Especialista em Segurança Europeia pela Organização do Tratado do Atlântico Norte e Bacharel em Direito.

Serviu em organizações militares nos Comandos Militares do Sul, do Leste, do Nordeste, do Planalto, do Norte e do Sudeste.

Como oficial intermediário foi Comandante de Companhia de Fuzileiros Paraquedista, Oficial de Operações de Batalhão de Infantaria e Coordenador da Segurança Pessoal do Presidente da República.

Como oficial superior, foi Comandante da Companhia Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (Recife - PE), Instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Comandante do 29ª Batalhão de Infantaria Blindado (Santa Maria-RS), Oficial de Gabinete do Comandante do Exército no Centro de Inteligência do Exército e Assistente de Oficial General de Exército em Brasília e no Comando Militar do Norte.

Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras com as quais foi agraciado, destacam-se:

- Medalha da Ordem do Mérito Militar grau oficial;

- Medalha do Pacificador;

- Medalha da Vitória;

- Medalha Mérito Desportivo Militar;

- Medalha Corpo de Tropa bronze;

- Medalha Marechal Osório – o legendário;

- Distintivos de comando prateado e dourado;

- Distintivo dourado de desempenho profissional das forças armadas alemãs;

- Medalha de Desempenho Desportivo das forças armadas alemãs;

- Paraquedista do Exército dos Estados Unidos da América e Paraquedista do Exército Alemão.

O Cel NEUVALD é casado com a Sra Micheline e possuem um filho, Marcus Vinícius.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página