Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > A Escola Hoje > Treinamento Físico-Militar
Início do conteúdo da página

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) insere e desenvolve a base da preparação física nos Alunos (1º Ano da Formação Acadêmica Militar) por meio do Treinamento Físico Militar (TFM), já que os mesmos vêm do meio civil e precisam se adaptar à vida e à rotina militar, buscando uma maior saúde e operacionalidade.

O TFM é desenvolvido de acordo com o Plano de Disciplina (PLADIS) da EsPCEx, elaborado de acordo com as Diretrizes do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), do Chefe da Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil) e do Manual EB70-MC-10.375 - Treinamento Físico Militar, do ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, Brasília, 2021. Este PLADIS apresenta a carga horária e a divisão desta matéria, a qual deverá ser seguida ao longo do ano.

Toda atividade física praticada ao longo do ano, alem de ser baseada pelo PLADIS, se desenvolve por meio do planejamento realizado por profissionais capacitados (militares formados na área de Educação Física, voltada para o treinamento de militares) e possui controle periódico que é documentado pelo Quadro de Trabalho Quinzenal (QTQ).

O Treinamento Físico Militar é dividido da seguinte forma:

  1. DISCIPLINA: TFM l (Utilitário)

Natação

⁃ Desenvolver a capacidade de adaptar-se às atividades realizadas em ambiente aquático;

⁃ Atingir as distâncias previstas dentro dos tempos estabelecidos, mantendo-se em ação continuada, a fim de executar a tarefa vencendo as dificuldades encontradas; e

⁃ Desenvolver os seguintes atributos da área afetiva: ADAPTABILIDADE, AUTOCONFIANÇA, PERSISTÊNCIA E EQUILÍBRIO EMOCIONAL.

  1. DISCIPLINA: TFM II (Neuromuscular)

Barra Fixa, Flexão de Braços e Abdominal

⁃ Desenvolver as qualidades físicas da coordenação e resistência muscular localizada; e

⁃ Desenvolver os seguintes atributos da área afetiva: AUTOCONFIANÇA, RESPONSABILIDADE, HONESTIDADE, DEDICAÇÃO, RUSTICIDADE e PERSISTENCIA.

  1. DISCIPLINA: TFM III (Capacidade Cardiopulmonar)

 Corrida

⁃ Desenvolver a capacidade aeróbica;

⁃ Atingir as distâncias previstas dentro dos tempos estabelecidos, mantendo-se em ação continuada, a fim de executar a tarefa vencendo as dificuldades encontradas; e

⁃ Desenvolver os seguintes atributos da área afetiva: DEDICAÇÃO E PERSISTÊNCIA.

 

Os Alunos são avaliados, ao longo do ano, nas Disciplinas acima descritas, com uma Avaliação Diagnóstica (AD), no início do ano, duas Avaliações Formativas (AF) e duas Avaliações Controle (AC), sendo que a AC é a prova na qual o grau obtido tem por finalidade aprovar ou reprovar o Aluno na matéria de TFM, para que o mesmo esteja apto ou não a seguir para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde será dada continuidade na formação do Oficial da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página