Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CursoNa Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx, o ano escolar abrange o período letivo, o de recesso escolar e o período de férias, entre a cerimônia de conclusão do ano letivo e a apresentação, em janeiro do ano subsequente, na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN.
O início e o encerramento do período escolar são formalizados por meio de solenidades militares, em datas previamente fixadas pelo Departamento de Cultura e Educação do Exército – DECEx. O regime de funcionamento do curso na EsPCEx é de internato e a frequência do aluno às atividades escolares é obrigatória, sendo considerada ato de serviço. A duração dos tempos de aula, instrução ou de outras atividades escolares é de 45 minutos e o aluno será considerado aprovado no 1º Ano do Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico e estará habilitado para o ingresso na AMAN se obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero) em cada uma das disciplinas curriculares ( Língua Portuguesa I (90 h/a), Língua Inglesa I (75 h/a), Língua Espanhola I (60 h/a), História (60 h/a), Física Aplicada (90 h/a), Química Aplicada I (60 h/a), Cálculo (90 h/a), Cibernética I (75 h/a), Introdução às Técnicas Militares (123 h/a), Técnicas Militares I e II (236 h/a) e Treinamento Físico Militar – TFM I, II e III (262 h/a) e estar igualmente apto na esfera da Disciplina Militar.
Ao término do ano letivo, haverá uma classificação geral de rendimento escolar (expresso por notas e menção) referente a todos os alunos aprovados, fundamentada nas notas finais das disciplinas e no conceito escolar. Esta classificação visa destacar os alunos com os melhores resultados no decorrer do ano letivo na EsPCEx, e integrará a classificação geral da AMAN.
Em caso de reprovação em alguma disciplina, o aluno deverá repeti-la no ano seguinte na EsPCEx. O aluno somente terá direito a uma única reprovação ao longo de todo o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página