Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > A Escola Hoje > Ensino Universitário
Início do conteúdo da página

O ensino universitário na Escola desafia o aluno a buscar soluções para diferentes problemas intelectuais, coerentemente com os problemas que o cadete enfrentará na AMAN e que o futuro oficial deparará no ambiente incerto do combate moderno e, ainda, na rotina do seu dia a dia. Permite que o futuro oficial se Universitarioinsira e interaja no ambiente universitário de uma forma geral e no ambiente de estudos da defesa de forma específica, como representante da Instituição.
UniversitarioOs professores do ensino universitário, em salas de aula, buscam na criatividade os instrumentos necessários para desafiar os alunos, obrigando-os à reflexão, à pesquisa, à argumentação sustentada e coerente e à apresentação de soluções viáveis. As avaliações e os exercícios formulados são, em sua maior parte, discursivos e orais, em detrimento dos de resposta direta, como múltipla escolha e similares. O aluno é exercitado em sua capacidade de defender pontos de vista, por escrito e oralmente, utilizando linguagem técnica e adequada ao ambiente formal militar.
Desde 2012, a Escola Preparatória de Cadetes do Exércitou passou a adotar, como método de educação, o Ensino por Competências. Foi a escola pioneira do Exército Brasileiro a implantar essa metodologia, que busca contextualizar o conhecimento, integrando os conteúdos programáticos das diversas disciplinas em situações-problema, obrigando o aluno a refletir e solucioná-los de forma sistêmica e integralizada.
Na metodologia do Ensino por Competências, o professor busca desenvolver no aluno a capacidade para mobilizar - ao mesmo tempo e na solução das diversas situações-problemas - conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências, que juntas permitem que uma resposta ideal - e a curto prazo - seja apresentata para tais problemas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página